Uma alimentação saudável traz benefícios para sua vida em todos os sentidos. Conheça agora um cardápio que conserva, melhora e protege a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato.
A compilação desses alimentos foi feita baseada em publicações médicas internacionais. Confira as dicas.
Audição
O Ômega-3 encontrado em peixes como salmão, atum e cavala reduz ou retarda a perda de audição vinculada à idade, segundo um estudo publicado no periódico The American Jounal of Clinical Nutrition (EUA). Acredita-se que a substância auxilie na vascularização do aparelho auditivo.
A quantidade ideal recomendada são dois filés médios por semana. O Risco de perda de audição aos 50 anos ou mais cai em até 42%, diz o estudo.
Paladar
Alimentos ricos em fibra ajudam a remover a placa bacteriana espessa, localizada na face dos dentes. Quando a boca está suja, fica mais difícil de que os alimentos penetrem nas fissuras e papilas gustativas, inibindo o paladar. De acordo com a revista Men’s Health (EUA), uma fruta (maçã por exemplo) antes de escovar os dentes ajuda a fazer a limpeza pesada e profunda.
Tato
Uma pele saudável é hidratada e macia, por isso o tato é mais aguçado. O Betacaroteno presente no mamão também é antioxidante e se transforma em vitamina “A” no organismo, o que auxilia na recuperação da pele.
Os vegetais ricos em água (como o chuchu) contribuem pra a hidratação da pele e as proteínas animais são fonte de colágeno, substância que reforça a elasticidade. A quantidade ideal é de 3 a 5 porções diárias de frutas e de 4 a 5 de vegetais. Já o consumo diário de proteínas de fonte animal é de 1g a 2g por quilo corporal.
Olfato
Alimentos ricos em vitaminas A (cenoura), B e zinco (carnes) agem no sistema nervoso, relacionado aos receptores do olfato. A quantidade diária ideal recomendada são 3 porções de legumes e 11mg de zinco. Um bife de picanha de 100g tem 6,7mg de zinco.
Visão
Um estudo publicado no periódico Archives of Ophthalmology (EUA) concluiu que as frutas podem prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que causa diminuição progressiva ou súbita da visão. Já o espinafre é rico em luteína, componente que faz parte da formação de uma substância que protege a mácula (parte da retina responsável pela visão central). A afirmação é resultado de uma pesquisa da Universidade de Manchester, na Inglaterra.
O primeiro estudo mostrou que 3 ou mais porções diárias de frutas significariam 36% menos risco de degeneração macular, comparando com quem comia uma porção e meia.
Fotos:
Sifu Renka,
Anne-Marie Nichols